Histórico da Santa Casa

Segundo o historiador Alexandre Miranda Delgado, em seu livro Memória histórica sobre a cidade de Lima Duarte e seu município (2009, p. 276-277), a ideia da fundação de uma casa de caridade coube à Dona Maria Carlota de Paula, uma mulher com espírito caritativo e de grande religiosidade, extremamente dedicada aos pobres e enfermos desamparados.


Em sua casa, localizada no Largo (centro da cidade) formavam verdadeiras aglomerações, em busca de medicamentos, curativos e assistência que eram feitos por ela, além de uma palavra de conforto e carinho que ela sempre dedicava aos doentes. Resolveu então a generosa senhora Maria Carlota de Paula pedir, com autorização do vigário Padre João Batista, donativos para a construção de um cômodo para esses atendimentos aos enfermos. Ela chegou a guardar material para a construção da Santa Casa de Misericórdia, em um pequeno cômodo que fez construir junto à Igreja de São Francisco. Começava ali o projeto de se ter a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte.


Em 1914, sendo Presidente da Câmara o Coronel José Virgílio de Paula e o Juiz Municipal Dr. Tancredo Alves, deu-se início à construção da Santa Casa de Misericórdia, em terreno doado pelo Capitão Francisco Borges Duque, através de escritura de 15 de maio do mesmo ano, recebida pelo Dr. Tancredo Alves e Cel. Alfredo Catão, representantes da futura entidade. Destacaram-se também na construção da obra os cidadãos Maximiano Nepomuceno, Estevão Cândido Delgado e Leopoldo Alves de Carvalho, além de outros colaboradores, como o Major José Cândido da Silva, doador de avultada importância.


Em 31 de dezembro de 1922, realizou-se a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, que foi noticiado no jornal “A Verdade”, descrevendo todos os festejos acontecidos.

Fonte: Inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, em 1922 Procedência Acervo Afrânio de Paula, sob guarda e com autorização de sua filha Vicentina Salgado (Facebook – grupo LIMADUARTINOS: https://www.facebook.com/groups/626821607342465/?ref=group_header)


A Diretoria de 1923 foi formada pelo Provedor Alfredo Catão; Secretário, Adamastor Alves ; Síndico, Hesvchio Seabra Azamor; Tesoureiro, Maximiano Nepomuceno; Vice- Provedor e Procurador, Leopoldo Alves de Carvalho. Posteriormente, durante várias décadas, a Santa Casa teve como Provedor o farmacêutico Homero Vieira Pinto, que realizou amplas reformas que assistiram com maior proveito a população limaduartina, que sempre buscou tratamento clínico-hospitalar nesta instituição. Na remota época em que Dona Maria Carlota de Paula teve a ideia de uma instituição que acolhesse quem precisasse de cuidados médicos, essas já existiam em várias cidades, pois os cidadãos brasileiros acreditavam que essas casas de caridade ocupavam lugar de destaque na história social do Brasil, remontando sua existência à ideia de nacionalidade.


(Texto: Miriam Delgado Senra Duque)


Fonte: Acervo Afrânio de Paula, sob guarda e com autorização de sua filha Vicentina Salgado (Facebook – grupo LIMADUARTINOS:https://www.facebook.com/groups/626821607342465/?ref=group_header)

Fonte: Facebook – grupo LIMADUARTINOS:https://www.facebook.com/groups/626821607342465/?ref=group_header